Nov 16, 2013

A Industria da Moda é Racista?



Não há como negar que a moda é racista e que este racismo existe a muito tempo. Muitas vezes opta-se por excluir mulheres de cor  para colocar  mulheres brancas com caras pintadas para depois dizer que é uma manifestação artística ou que estão a valorizar a diversidade cultural e racial. 

Segundo dados estatísticos os modelos brancas constituem 82.7% dos modelos nas 'passarelles' da New York Fashion Week, e o facto disto estar comprovado torna a situação mas agravante porque significa que eles não se importam.


Há pessoas que dizem que os modelos brancos trazem estética as 'passarelles', há quem diz que isso é classicismo, há pessoas que chamam isso tradição, mas eu chamo isso racismo e uma afronta a tudo que nos dizem sobre o racismo. As pessoas costumam dizer que a época do racismo já passou, mas eu vejo isso como uma metamorfose, o racismo simplesmente se transformou, tornou-se mais subtil e adoptou outro nome.

Recentemente as Top Models Naomi Campbell e Jourdan Dunn falaram do racismo existente no mundo da moda, dizendo que já perderam trabalhos por causa da cor da pele e que muitas mulheres não são chamadas para audições por causa da cor da pele.

O quê que isso diz transmite para pessoas de cor, é simples, "tu não és suficientemente bonito e importante para usar as nossas roupas mas compra na mesma porque fica bem em nós", as pessoas sofrem do conformismo e do comodismo porque é mais fácil, mas lembrem, as repercussões das nossas acções no presente ainda estão para ser vistas no futuro.

Esse ano houve um desfile que chamou-me a atenção acima de qualquer outro, o disfile Primavera/Verão 2014 do Rick Owens, o que me chamou a atenção não foram as roupas mas sim as modelos que eram todas de cor e com caras zangadas.  A minha primeira reacção foi de desconforto (que é algo que arte tem que transmitir). Mas depois fui notando outras características e detalhas do desfile que me deixaram com uma má impressão das intenções do estilista, lembrando de estereótipos de mulheres negras zangadas popularizadas pelos pelo desenhos animados, lembram do Tom & Jerry? 


Contudo preferi ignorar o estereotipo porque quero pensar que a moda é algo que tem que causar inquietação e fazer-nos imaginar. 

Autor: Rafaello Myles
    



  



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ShareThis